Como usar milhas nas passagens aéreas

O que são milhas?

As milhas são a forma encontrada pelas companhias aéreas fidelizarem clientes através de recompensas. Ao fazer parte de um programa de milhagem, a cada milha de voo, o passageiro ganha “milha-prêmio”, que se acumula para ser trocada por passagens aéreas, produtos, entre outras coisas.

Normalmente, as passagens promocionais valem menos milhas e as de classes executivas fornecem mais prêmios. Com as milhas quanto mais você viaja, maior é o ganho de milhas por trecho voado.

Para acumular milhas, além dos programas das companhias aéreas, existem os serviços de pontuação e recompensas dos cartões de créditos. Os cartões de crédito permitem o acúmulo de pontos de acordo com o dinheiro gasto no cartão.

Acúmulo de milhas

Primeira coisa que você tem que fazer para conseguir milhas, é se inscrever em um programa de milhagem. O ideal é que você escolha fazer a inscrição no programa de milhagem da companhia aérea que mais usa e não em todas.

Quanto mais milhas você tiver na mesma companhia, maior será a quantidade que vai receber e maiores são as chances de trocá-las por vantagens em um período de tempo menor.

É claro que para pessoas que não utilizam os serviços aéreos com a mesma frequência de executivos e pessoas que trabalham fazendo viagens, pode ser bem mais difícil juntar uma boa quantidade de milhas viajando só de vez em quando. Por isso existem outras formas como o uso do cartão de crédito.

Para obter informações se seu cartão oferece programa de milhas ou não, se informe no seu banco com o gerente. Muitos preferem fazer suas compras no débito, mas para essa forma de comprar não traz os benefícios das milhas.

O valores de milhas de acordo com um determinado valor gasto, será escolhido por  cada tipo de cartão e banco. Lembre-se que a ideia do programa não te levar a fazer dívidas, mas, sim, conseguir benefícios quando for necessário o uso do cartão.

Existem cartões específicos que oferece o programa de milhas para quem não quer pagar anuidade ou trocar o cartão. Para saber se isso é possível no seu caso, basta ir até o banco e conversar com o gerente.

Quer acumular milhas?

O acúmulo de milhas se baseia na busca por fidelizar os clientes às companhias aéreas e aos bancos. Então, para começar a juntar milhagens, você precisa comprar passagens aéreas, serviços oferecidos pela companhia, usar o cartão de crédito durante suas compras.

Depois que você consegue juntar uma determinada quantidade de pontos, cada empresa estabelece um número para o limite mínimo para que as milhas comecem a ser usadas e o beneficiário possa fazer o resgate. Elas podem ser utilizadas para pagar o valor integral ou parcial da passagem.

Mas antes de tudo, preste atenção e tenha cuidado com o contrato de adesão antes de participar do programa. Deve-se dar uma atenção especial para as condições do uso das milhas, como, por exemplo, se podem ser usadas para pagar viagens feitas em feriados e finais de semana e, principalmente, a sua validade.

É importante fazer uma concentração de todos os pontos em um único programa de apenas uma companhia. Dessa forma, você terá maior facilidade na hora de controlar a quantidade de suas milhas, sobre a validade dos benefícios e diminui o tempo para atingir a quantidade de pontos necessária para os resgates.

Um ponto importante é que escolha as companhias que estejam ligadas aos destinos para os quais quer viajar. Mantenha sempre o seu olho nos extratos das milhas e verifique quando elas irão se expirar, pois isso vai ajudar na hora de verificar se as milhas foram creditadas ou descontadas de forma correta.

Quando for usar suas milhas com viagens, marque-a com antecedência e faça o uso delas para os trajetos mais longos e que são mais caros. E ao emitir as passagens, confira se as milhas podem ser usadas para chegar no destino que deseja.

Cadastro

Para se cadastrar em um programa de milhas de uma companhia aérea, você tem que acessar o site oficial dela. Nela será gerado um número de inscrição, que será o mesmo da sua conta para depositar as suas milhas.

Ele é muito importante, pois ele precisa ser informado sempre que for fazer o check-in ou na hora de comprar as passagens e e na hora de transferir os pontos do cartão de crédito para o programa.

Sempre faça o acompanhamento das suas milhas acumuladas no seu programa de fidelidade para que não haja problemas de perda ou falta de pontos durante alguma emissão de passagens que não estão em seu nome.

Fique de olho no regulamento, pois pode ser alterado sem aviso prévio. E preste atenção na validade dos créditos.

Milhas internacionais

As companhias internacionais possuem programas de 3 tipos:

No primeiro, o benefício vai de acordo com o trajeto, com acúmulo de 100% das milhas, sendo que se a viagem for de primeira classe ou executiva, existe uma bonificação.

No segundo, a quantidade de milhas para cada voo corresponde ao número real das milhas usadas em voos e, dependendo da classe, o rendimento pode ser maior.

No terceiro, a quantidade vai de acordo com a distância e a tarifa paga que se acumula conforme a classe.

Milhas nacionais

As companhias nacionais, também, possuem 3 formas para o acúmulo de milhas:

Na primeira, o acúmulo e trocada pode ocorrer entre companhias aéreas parceiras. Um voo com tarifa básica vale 1.000 pontos para classe econômica na América do Sul e 10.000 para América do Sul em classe econômica, sem limite de assentos e datas.

Na segunda, o programa de milhas vale também para a compra online e de empresas parceiras. O total de milhas muda conforme distância e tarifa.

Na terceira, cada trecho no país vale 1.000 pontos por dois anos, mas é preciso consultar as regras da tarifa na compra do bilhete. Há resgate de passagens e prêmios para voos nacionais e trechos grátis com 10.000 pontos.

Uma resposta! - Adicionar comentário

Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!